Dr. Márcio Ribeiro do Valle
Dr. Márcio Ribeiro do Valle nasceu em Guaranésia, Minas Gerais, em 16 de maio de 1942. Filho de Cécy e Eugênio Ribeiro do Valle, teve dois irmãos: José Eugênio e Márcio Alício.
Estudou no Colégio Marista, em Poços de Caldas, depois no Colégio Culto à Ciência, em Campinas, e no Colégio Objetivo, em São Paulo. Ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde cursou seis períodos de graduação em Medicina (atualmente Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL). Formou-se em Medicina pela UFMG e se especializou em Pediatria (Santa Tereza, Petrópolis) e Clínica Médica (Hospital Municipal de São Paulo – HMUSP), além de ter atuado como médico do pronto-socorro de Poços de Caldas.
A cidade comemorava 100 anos, no dia 8 de outubro de 1972, quando Dr. Márcio iniciou sua trajetória na saúde pública. Poços de Caldas conta com duas histórias: a de Márcio associado à ex-primeira-dama Nair Sanches, quando se dá a construção dos primeiros serviços em saúde pública da cidade, e a história posterior, sem sua presença ativa. Nos anos seguintes, Dr. Márcio e Nair Sanches, ao lado de outros profissionais, transformaram a saúde de Poços de Caldas.


Atuou como secretário de saúde nos HMMIS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) e foi responsável pela criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Foi vereador e presidente da Câmara Municipal, além de secretário municipal de saúde em diferentes gestões. Teve papel importante nas administrações dos prefeitos Sebastião Navarro e Geraldo Thadeu.
Na esfera clínica, foi fundador e presidente da Interclínica Ribeiro do Valle, que reúne seus filhos e equipe multiprofissional. O atendimento humanizado e o olhar preventivo sempre foram marcas registradas de sua prática.
Dr. Márcio foi homenageado pela Associação de Medicina de Minas Gerais e continua a influenciar o trabalho de profissionais da saúde em Poços de Caldas e na região. Sempre buscou contato com a medicina humanizada, a prevenção e a formação de redes colaborativas. Entre suas realizações estão o Centro de Atendimento Multiprofissional da Criança, o Centro Municipal de Reabilitação, e a valorização do ensino e da prática médica na saúde pública.
Dr. Márcio faleceu aos 86 anos, deixando um legado de amor, sabedoria e serviço. Foi homenageado com o nome de uma unidade de saúde em Poços de Caldas, em reconhecimento à sua imensa contribuição para a cidade.